ACHEI TOBIAS

BAIXE NOSSO APP

Conheça a Cidade

Tobias Barreto (Sergipe)

Tobias Barreto (antiga Vila de Campos do Rio Real) é um município brasileiro do estado de Sergipe, na Região Nordeste do Brasil. Fundada em 1835, encontra-se na região do Vale do Rio Real do Estado, vem se destacando como um dinâmico centro de serviços para a região e por ser a cidade de maior expressão política e econômica da região é conhecida como a Capital do Vale do Rio Real.A geografia conferiu uma posição privilegiada a cidade de Tobias Barreto em relação as outras cidades do Vale do Rio Real do Estado, pois a cidade encontra-se cravada bem no meio do Vale do Rio Real, estando a apenas 30 km de Itabaianinha, 43,9 km de Tomar do Geru, 55 km de Poço Verde e 57 km de Cristinápolis.Exatamente por causa de sua posição estratégica no Vale do Rio Real do Estado, em Tobias Barreto se encontram estabelecidas as sedes de diversos orgãos públicos e de caráter privado com competência e atribuição regional, o que a classifica como centro regional na hierarquia estadual. A cidade é polo de referência para toda a região do Vale do Rio Real,liderando as outras cidades em sua função regional através de orgãos como, Escritório Regional da Junta Comercial do Estado, INSS, SENAC, SENAR, 11º BPM, Delegacia Regional de Polícia Civil, IFS, Presidio Regional, DAGV, CREAM, Posto Regional do Instituto de Identificação, DETRAN, Centro de Especialidades Odontológicas, NAT, além de intensa atividade comercial e de serviços que atende as cidades do Vale do Rio Real, o comércio de Tobias Barreto é seguramente o maior da região.

Nome

Tobias Barreto foi uma homenagem a um ilustre habitante da região de nome Tobias Barreto de Menezes.

Histórico

Tobias Barreto surgiu no final do século XVI em um sítio de aproximadamente 40 tarefas, onde apareceu uma imagem de Nossa Senhora. E em homenagem a esta os camponeses construíram uma capelinha e fizeram residências em volta dela formando uma aldeia batizada de Paraíso. A imagem de Nossa Senhora desapareceu por duas vezes sendo encontrada num matagal próximo. Na segunda vez destruíram o matagal e construíram outra capelinha onde hoje fica a Igreja Matriz.

Nossa Senhora Imperatriz dos Campos e o novo povoado recebeu o nome Capela de Nossa Senhora dos Campos do Rio Traripe, hoje Rio Real, por estar situado às margens desse rio. Com o tempo se chamou Vila de Campos do Rio Real e o nome do povoado foi simplificando até ser chamado apenas de Campos. Em 17 de janeiro de 1835, o povoado foi elevado à categoria de vila. Em 1909 foi elevado à categoria de município e pelo Decreto-lei Estadual nº 377 o distrito de Campos passou a denominar-se Tobias Barreto.

 

Fonte: Wikipedia

Como Chegar